Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca
,

terça-feira, 20 de julho de 2010

Configurações, layout e editar html no Blogspot

Um das coisas mais importante para começar a entender o blog é saber como achar o que procuramos. Basicamente o Blogger se divide em configurações, layout, editar html, bem que as duas ultimas estão muito relacionadas, apenas as citei separadamente porque o html é basicamente códigos e um pouco mais difícil de alterar. Quando entramos (fazer login, colocar email e senha) no site do Blogger vemos essa imagem:

Aqui mostra o nome do blog, nova postagem, editar postagens, configurações, layout e gerar receita. Os itens nova postagem e editar postagens se explicam sozinhos, no link para as configurações vamos entrar em uma pagina com muitas guias e cada uma delas tem uma utilidade diferente para não ficar um tutorial muito extenso vamos falar apenas das principais funções. Veja abaixo o que podemos alterar em algumas das guias das configurações:

Básico: Titulo e descrição do blog, Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog, mostrar ferramenta de edição rápida (aquela imagem de ferramentas que aparece no blog quando você está logado), selecionar editor de postagem (existem dois modelos de editor de postagem atualmente)

Publicação: aqui você pode trocar o endereço do seu blogspot ou  registrar um domínio 

Formatação: numero de postagens na pagina inicial, formato da data, fuso horário (se a hora que aparece nas suas postagens estiver errada é aqui que você deve corrigir), idioma.

Comentários: exibir ou não os comentários, forma como é exibido (pop up, na pagina da postagem ou uma pagina inteira), quem pode comentar o blog, formato da data e hora dos comentários, moderação de comentários, exibir uma confirmação de palavras para os comentários (aquela imagem com letras para digitar).

Arquivamento: você escolhe como classificará seus arquivos e se cada postagem do seu blog terá uma pagina própria (Ativar páginas de postagem)

Site Feed: configurações do feed, caso use o feedburner é aqui onde deve colocar o seu endereço. Também é possível inserir uma nota de rodapé no feed, ou seja, um texto no final de cada feed.

Permissões: quem pode escrever ou alterar o layout do seu blog. Aqui você pode convidar outras pessoas para participarem do seu blog.

Não falamos de todas as configurações apenas de mais utilizadas, agora vamos começar com o layout e editar html.

 Quando clicamos em layout vamos para uma pagina onde é possível arrastar os gadgets para reorganizar nosso blog, além disso, podemos clicar para editar o cabeçalho do blog, a barra do blogspot (mudar de cor) ou editar as postagens (aqui mostra algumas das configurações e o que é ou não exibido no blog.

Temos também a guia editar html quando algum site manda inserir algum código na pagina html é nesta pagina, mas cuidado ao mexer aqui faça sempre um backup antes de começar para evitar estragar o seu modelo. Repare que sobre a caixa onde aparece o código tem expandir modelos de widgets dependendo do tipo de alteração que for fazer no blog é necessário marcar ou não essa opção.

O item gerar receita é como inserir anúncios do adsense no seu blog,

Nenhum comentário:

Postar um comentário