Imagem da lateral da busca
Limpa os float da busca
,

domingo, 25 de julho de 2010

Organize sua vida blogueira


Quem vive na internet sabe o quanto as coisas mudam com muita rapidez, uma verdade hoje pode se tornar uma mentira no minuto seguinte. No mundo dos blogs não é diferente, as pessoas buscam se atualizar depressa e divulgar isso rapidamente para os seus leitores. Neste mundo virtual onde tudo parece urgente fico preocupada com essa nossa compulsão por atualização.

Na blogosfera existe blogs que precisam ser constantemente atualizados porque o nicho(tema) deles exige isso, fico imaginando como deve ser a vida destes blogueiros que tem por obrigação estar por dentro de tudo e informar aos seus leitores de forma urgente. Acontece que até nós que não abordamos temas tão urgentes assim entramos na onda e queremos ser frequentes para não sermos esquecidos, será que é por aí?
É claro que existe temas que pedem pressa, tem ideias, pensamentos e palavras que soltam dos dedos que se não escrevermos logo a oportunidade passa e logo perdemos o interesse em escrever sobre aquilo, isso já aconteceu várias vezes comigo.
Devemos cuidar dos nossos blogs, mas também precisamos ir com calma, se seu tema permite que você tenha mais liberdade para postar com um intervalo maior de tempo por que não aproveitar isso? 
Estou tomando algumas providências para tornar minha vida blogueira mais fácil, mais organizada e menos atribulada, veja abaixo o que ando fazendo, não é mágica, é organização:
  • Seleciono nos favoritos os tweets de links divulgados no twitter -  alguns remetem a textos que utilizo como referência nos posts, quando vou postar pego de lá dos favoritos, depois tiro da lista. É importante tirar da lista para você não se confundir.
  • Marco com estrela os textos que me interessam no Google Reader - aqui funciona também como favoritos, então quando preciso dos textos pego de lá também e depois de utilizar retiro da lista.
  • Programo dias para fazer as postagens - reservo dias da semana para escrever posts e programo a publicação nos blogs, então quando você vê que tem muito texto meu publicado na semana não pense que eu escrevi aquilo tudo no mesmo dia da publicação.
  •  Tento escolher um dia fixo para publicar posts nos outros blogs - creio que aparecer meu nome várias vezes com textos publicados não deva ser muito agradável, suponho que seja cansativo principalmente para os que não me seguem, então tento escolher dias diferentes para publicar postagens, nem sempre consigo, mas tento.
  • Se você escreve para outros blogs tenha uma lista dos posts publicados no seu blog - sempre estamos escrevendo textos que tem relação com o que já postamos em algum blog, como precisamos ser práticos e facilitar nossa vida blogueira o máximo possível, criei páginas estáticas no meu blog pessoal Escritos Ideológicos com os links para as postagens que eu escrevi para outros blogs. A lista está na página principal e separada por blog, isto é legal porque além de facilitar sua vida na hora de fazer outros posts pois fica mais rápido na hora de linkar, você também permite que seus leitores conheçam outros textos seus, ainda temos a vantagem de não precisarmos encher nossa sibebar de muitos links. Dá um aspecto mais limpo, mais organizado e mais bonito ao blog. Veja abaixo as ilustrações para visualizar melhor como fica bem organizado os links, assim você não perde nem esquece nada.
Links das páginas estáticas que aparecem no Escritos Ideológicos

        
A página estática aberta com a lista dos links das postagens



Bom pessoal é isso que tenho feito e tem dado muito certo, além de blogar eu trabalho o dia inteiro, sou mulher, amiga, irmã, filha, dona de casa, tuiteira e etc. Sem organização não dá mesmo para blogar com eficiência e produtividade. Pensem nisso!
Agora me digam como vocês se organizam para blogar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário